terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Samba do Recôncavo no Blocão da Liberdade

A sugestão de hoje é o Blocão da Liberdade, presidido por Paulo Cambuí. O grupo foi criado, em 1993, com o nome de Vulcão da Liberdade, título de uma música gravada por Daniela Mercury, madrinha da entidade. A banda do Blocão foi a primeira a mesclar instrumentos de percussão com baixo, teclado e guitarra.

O desfile ocorre no Campo Grande no domingo, segunda e terça-feira, às 21 horas. As atrações desse ano serão grupos de samba do Recôncavo.

Das três atrações, duas estão confirmadas: Quixabeira da Matinha, de Feira de Santana, e Samba de Maragogô, de Maragogipe. A maioria dos cerca de mil componentes são do bairro e recebem fantasias gratuitas. Este ano, uma pequena parcela será colocada à venda por R$50. Saiba um pouco mais dos grupos que animarão o bloco.

O Quixabeira da Matinha dos Pretos foi fundado pelo mestre Marcos Gonçalves Souza, o Coleirinho da Bahia, há mais de 20 anos. Coleirinho nasceu no distrito do Retiro, em Coração de Maria, próximo de Feira de Santana, para onde migrou, na década de 60. No povoado de Matinha formou o grupo com sua família. Coleiro morreu em 2005 e foi substituido pela mulher Chica do Pandeiro e o filho Guda Moreno. O grupo tem CD gravado em estúdio profissional .

Samba de Maragogô é da cidade de Maragogipe, no Recôncavo. A origem do nome tem a ver com a junção das palavras mar e agogô. O grupo surgiu na comunidade de Ponta de Souza, região cercada por manguezais, de onde os integrantes do grupo tiram seu sustento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário