domingo, 20 de dezembro de 2009

Chico Preto saúda o Alvorada

Ao som de Chico Preto* (Nasceu moleque preto, é mané/Na zona do pecado, é negão/Cresceu dentro dos gueto, é mais um/Vivendo de armação, cafetão/Crioulo analfabeto, é ninguém/Foi marginalizado, é ladrão/Mas tem curso completo, é FEBEM/Pela contravenção, bandidão), dou a primeira dica de bloco de samba do carnaval baiano: o Alvorada.

Os blocos de samba tomaram conta do circuito do Campo Grande na quinta-feira e sexta-feira, os dois primeiros dia do carnaval baiano. Eles substituiram as escolas de samba baianas, que eram destaque nas décadas de 60 e 70 e que catapultaram a carreira de sambistas como Nelson Rufino, Walmir Lima, Edil Pacheco, dentre outros. Nos anos 80, as escolas sucumbiram e o samba caiu para a 4ª divisão do carnaval soteropolitano.

Na década de 90, os blocos de samba começaram a ganhar força. Antes, eles desfilavam com 50 componentes, hoje arrastam mais de 2 mil foliões, cada. O crescimento se deve, inicialmente, à importação de sambistas de fora como Dudu Nobre, Beth Carvalho, Arlindo Cruz. Atualmente, há uma discussão sobre a necessidade de valorização de sambistas baianos, mas isso é papo para outra nota.

O primeiro bloco de samba foi criado , em 1º de janeiro de 1975 ,por ex-alunos do Colégio Estadual Severino Vieira, que resolveram mostrar nas ruas o que faziam em eventos na escola. Criaram a agremiação com o pomposo nome de Sociedade Recreativa e Cultural Bloco Alvorada.

O desfile na sexta-feira (12/02/2010), às 23 hora, terá como tema "Maragogipe e suas manifestações culturais" Atrações confirmadas: Marquinhos Sathan (RJ) e artistas locais como Samba de Cozinha, Bambeia, Roberto Mendes, Raimundo Sodré, Gal do Beco e Aloísio Mendes. A programação completa sai na próxima sexta-feira.

Contatos com o Alvorada. Telefones (71) 3322-3684, 3321-3675 e 8858-5996. Site: www.blocoalvorada.org.br.

P.S.
(*) Para quem não sabe, Chico Preto foi composto, em 1984, por João Nogueira e Paulo César Pinheiro. Tem temática muito parecida com Tiro de Misericórdia, de João Bosco e Aldir Blanc, criada sete anos antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário